Times exigem exclusão do Corinthians da Copinha de Votorantim sub-15

Times pedem exclusão do Corinthians da Copinha de Votorantim por suspeita de aliciamento. Prefeitura e MCFFB se manifestam. Clube nega acusações.

Palmeiras, São Paulo, Santos e mais nove times exigem exclusão do Corinthians de competição sub-15

O Movimento dos Clubes Formadores (MCF) ameaça não disputar a Copinha de Votorantim, tradicional competição de base do país. Timão é suspeito de aliciamento de um atleta de 14 anos. Em janeiro de 2024, São Paulo vence o Palmeiras na final e é hexacampeão da Copinha de Votorantim.

Logo depois de expulsar o Corinthians do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB), 12 times da organização MCFFB fizeram uma carta conjunta em que exigem a exclusão do Timãozinho da Copa Votorantim Sub-15, tradicional competição de base do país. O motivo é um suposto aliciamento por parte do clube do Parque São Jorge com um atleta de 14 anos que era do Palmeiras.

Diversos clubes como São Paulo, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, América-MG, Juventude, Goiás, Sport, Fortaleza, Ferroviária, Guarani e Bahia ameaçam não disputar o torneio, caso o Alvinegro Paulista não seja removido.

“A Prefeitura de Votorantim está em contato com a diretoria do Movimento de Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB) e com as equipes participantes da 29ª edição da Copa Votorantim de Futebol Sub-15. O governo municipal afirma que a competição não será prejudicada”, disse a Prefeitura de Votorantim em nota oficial.

A exclusão do MCFFB impossibilita o Corinthians de disputar campeonatos promovidos pela CBF e pode acarretar em dificuldades em segurar atletas que ainda não possuem contratos profissionais.

A Copinha de Votorantim, existente desde 1991, já revelou nomes conhecidos como Neymar, Adriano Imperador, Vinicius Júnior, Rodrygo, Renato Augusto, Casemiro e muitos outros.

Tanto a Prefeitura de Votorantim quanto o Movimento de Clubes Formadores emitiram notas oficiais sobre o caso, reforçando suas posições em relação à exclusão do Corinthians da competição sub-15. O clube, por sua vez, negou as acusações de aliciamento e reafirmou o cumprimento do código de ética do MCF.